A psicomotricidade e sua importância na primeira infância

A psicomotricidade e sua importância na primeira infância

Provavelmente você já leu, em alguma das nossas postagens nas redes sociais, o termo Psicomotricidade na descrição das atividades que realizamos com os nossos alunos. Falamos frequentemente sobre o tema, e no post de hoje vamos explicar um pouco sobre o que é, pra que serve e qual a importância na vida das crianças.

A psicomotricidade ocupa um lugar significativo no desenvolvimento infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

– Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).

– Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

– Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.

– Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.

– Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.

– Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.

– Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio.

A palavra “psicomotricidade” vem do termo grego “psiché”, que significa alma, e do verbo latino “moto”, que significa mover frequentemente ou agitar fortemente. A psicomotricidade se tornou a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao mundo exterior e interior.