Dicas para um desmame mais fácil e acolhedor

Dicas para um desmame mais fácil e acolhedor

Foto: Reprodução

O fim do aleitamento materno pode acontecer por vários motivos: o leite secou, volta ao trabalho, vontade da mãe ou do bebê etc. É preciso avaliar as necessidades e ver o melhor momento para iniciar esse processo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo deve acontecer até os seis meses de vida do bebê, sempre que possível. Porém, essa amamentação pode ser estendida se a mãe quiser.

Só que esse desmame não irá ocorrer da noite para o dia. É um processo que requer atenção, carinho e paciência.  Durante esse processo, algumas mulheres se sentem culpadas e tendem a ficar com medo, pois acreditam que o vínculo com o seu bebê será quebrado.

Para facilitar esse processo, muitas vezes difícil, vamos dar algumas dicas:

1- Conversar com o bebê

Falar com a criança durante o processo pode ajudar no desmame mais rápido e eficaz. Muitas pessoas podem achar que o bebê não está entendendo, mas essa conversa pode deixar a criança mais calma e receptiva.

2- Ir com calma 

A ideia é ir devagar. Gradualmente a mãe pode ir reduzindo a quantidade de leite durante as mamadas e espaçar mais o tempo entre uma e outra. Os familiares são muito importantes nesse processo com apoio psicológico, incentivo e até dando outros alimentos para o bebê quando seria o horário do aleitamento.

3- Não se cobre

Você pode começar o desmame, não se sentir segura, parar por um tempo e depois recomeçar. Como eu falei, não há uma fórmula, um tempo certo e o melhor é que a mãe não se cobre, se não o processo pode ser traumático e não acontecer de forma adequada.

4- Procure um profissional 

O ideal é conversar com o pediatra  e com o obstetra para ter uma orientação profissional sobre o processo. Um psicólogo também pode ajudar, caso a mãe esteja com dificuldades emocionais para romper esse vínculo com o bebê.

Bebê só mama quando está com fome?

Sabemos que o bebê não mama apenas quando está com fome, mas também quando está com sono, com medo ou irritado, o que colabora para esse processo ser mais difícil. Por isso, a mãe precisa dar todo afeto, atenção e encontrar uma forma de acalmar o filho para que esse período seja pouco sentido pelo bebê. E fique tranquila, vai dar tudo certo.